quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

De Wagner a Black Sabbath: Christofer Johnsson

    O fundador e principal menbro da banda Therion, nasceu na Suécia e foi pioneiro na inclusão de elementos clássicos no heavy metal moderno, trazendo algo a mais ao estilo e definindo uma nova subdivisão no rock.
    A diversidade de culturas e ideologias abordadas por suas músicas são impressionantes, contando sempre com seus competentes companheiros de banda, Christofer e sua trupe fazem os ouvintes viajarem por várias culturas, como, egípcios, nórdicos e princípios do ocultismo. Esses e vários outros temas foram explorados em suas músicas.
    O compositor afirma ter influências da ópera de Richard Wagner, autor de várias obras, em especial "O anel do Nibelungo", onde a mitologia nórdica é representada.  Christofer também foi influenciado pelo heavy metal tradicional, que o despertou para o mundo da música. Dentre os discos de sua banda, há exemplos de álbuns produzidos com a participação de cerca de 170 pessoas, dentre músicos de orquestra, coral e outros convidados.
    Uma das gravações teve grande repercussão, a versão de "O fortuna" de Carl Orff, que tem base os escritos de Carmina Burana. Na versão da banda Therion, a obra ganhou um arranjo com bateria e guitarras distorcidas acompanhando o coro.
     O mais recente álbum da banda é o "Sitra Ahra", de 2010, onde pode-se notar uma grande influência da ópera e elementos teatrais, como na música "Hellequin".
     Certamente um grande compositor e com obras de grande valor para o universo musical. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário